Barulho da torcida do Santos estremece o bairro da Vila Belmiro
A Vila Belmiro é considerada “a vila mais famosa do mundo”. Prestes a completar 106 anos desde sua inauguração, a casa do Santos Futebol Clube é uma das mais tradicionais e históricas do país. Em dias de jogo, o grito da torcida do alvinegro praiano ecoa por cada cantos do bairro.
A localização “tranquila” do estádio contrasta bastante com a festa da torcida santista em dia de jogo. Moradora da região, a empresária Carla Dias falou sobre a presença do clube santista nas entranhas do bairro.
“Eu fazia parte de um grupo da Igreja São Judas com crianças de vários bairros dessa região e, pelo que eu me lembro, sempre foi assim: todo mundo sempre muito junto, porque aqui é um espaço pequeno, então todos se conhecem e interagem, mas dia de jogo é uma verdadeira loucura, é surreal”, afirmou.
Outra moradora, Jonilda Prado, afirmou que um dos motivos para ter se mudado para o bairro há 20 anos foi o Santos. “Em princípio, queríamos uma casa maior por causa dos cachorros. Quando achamos essa e vimos que era ao lado do estádio, enlouquecemos (…) hoje, conheço todo mundo e todo mundo me conhece”, conta.
Atualmente, o bairro conta com mais de 3,8 mil residências e cerca de 8,6 mil habitantes. Além do número expressivo de bares, restaurantes e lanchonetes, por volta de 60, ainda conta com 21 escolas; três hospitais; três praças: da Bíblia, Fernandes Gasgon e Olímpio de Lima.
Qual a história da Vila Belmiro e por que esse nome?
A Vila Belmiro, é um dos maiores monumentos da história do futebol brasileiro e mundial. A casa do Santos Futebol Clube já foi palco de diversas conquistas, momentos históricos e grandes jogadores. No entanto, qual é a história do estádio e por que ele possui este nome?
Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro Vila Belmiro. Batizada com o nome do bairro onde foi construída, a Vila Belmiro foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1916. A primeira partida realizada em seu gramado foi entre Santos e Ypiranga, válida pelo Campeonato Paulista. O Peixe foi o vencedor do confronto por 2 a 1.
Vila Belmiro foi o nome oficial do estádio até 1933, quando passou a ser “Estádio Urbano Caldeira”. Esta foi uma homenagem a Urbano Vilella Caldeira Filho, considerado o primeiro patrono do Santos Futebol Clube. Ele também foi jogador e treinador da equipe.
O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando o Santos enfrentou o Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores em jogo . O time visitante venceu a partida por 5 a 0, pelo Torneio Governador do Estado.